Fiel ao natural: A paisagem de Facchinetti

A ArtQuality Chenue do Brasil foi responsável por realizar o transportes das obras de arte da exposição Fiel ao natural: A paisagem de Facchinetti na cidade de Recife.

SOBRE

Inédita no Norte e Nordeste, a exposição Fiel ao natural: A paisagem de Facchinetti abre as portas ao público nesta quarta (17/8) no Instituto Ricardo Brennand, onde permanece até o dia 16 de outubro. A abertura para convidados é nesta terça (16/8). A escolha das 49 obras expostas – 10 delas do acervo do próprio Instituto – ficou por conta de Valéria Piccoli, curadora chefe da Pinacoteca de São Paulo e Carlos Martins, artista plástico, museólogo e curador independente. É a primeira vez que os dois assinam curadoria no Instituto Ricardo Brennand, mas já trabalharam juntos na histórica exposição de Facchinetti, em 2004, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de janeiro. No Recife, as telas escolhidas versam sobre paisagens imortalizadas do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

O artista italiano Nicolau Facchinetti (1824-1900) veio ao Brasil em 1849 dedicar-se primeiramente aos retratos, mas posteriormente à pintura de paisagens, terreno onde se consagra como um dos mais importantes artistas do gênero. Sua obra, marcada pelo vedutismo (gênero pictórico surgido no século XVII, cujos principais assuntos são cidades e paisagens pintadas do natural, de maneira quase científica) surpreende, inclusive, pelo realismo e pela maneira como a natureza assume o protagonismo.

Fonte: Revista Continente

Fale com a gente

Sua mensagem será muito bem-vinda.

Preencha o formulário ao lado e envie suas dúvidas, críticas e sugestões para nós.

Telefone +55 11 3534-3166

Endereço Rua Carmina Ianetta Fanganiello, 337 São Paulo - SP

Mensagem enviada com sucesso